Como o Portal de Telemetria ajudou a Exata Automação a resolver problemas de seus clientes

A empresa Exata Automação possui o seu próprio Portal de Telemetria desde setembro de 2014.

Focada em gerenciamento de medidores e analisadores de energia elétrica, a empresa utiliza os recursos do Portal de Telemetria para fornecer aos seus clientes informações que simplificam a gestão do consumo e qualidade do fornecimento de energia elétrica.

Exemplo disso foi evento ocorrido em janeiro de 2015. O Portal de Telemetria registrou o fornecimento inadequado de energia: a baixa frequência.

Segundo Fabio Edir, proprietário da Exata Automação, "A identificação deste tipo evento auxilia na proteção de cargas sensíveis, pois consegue alarmar a queda de frequência enviando um e-mail para que os responsáveis tomem providencias. Outro fator é que, em caso de queima de equipamento, pode-se provar para a companhia que houve um fornecimento inadequado de energia, neste caso baixa frequência."

A figura a seguir, obtida através do Portal de Telemetria, representa o gráfico que comprova a queda de frequência:

queda de frequência identificada

Ainda segundo Fabio Edir "o item 8 do módulo 8 do PRODIST da Aneel o item 8 do módulo 8 do PRODIST da Aneelestabelece que a variação máxima de frequência deve ser entre 59,9Hz e 60,10 Hz.". Segundo o que foi registrado pelo sistema, a frequência alcançou valor próximo a 58,5Hz.

Neste cliente da Exata Automação o CLP da família NEON foi utilizado para realizar conexão com medidores de energia da Schneider modelo PM710.

Conheça o Portal de Telemetria da HI tecnologia

Compartilhe no Linkedin
Assinar o blog