HI ministra treinamento sobre comunicação entre CLP´s e inversores de frequência

(0 comentário)

Durante evento da ISA que ocorreu na faculdade Unisal em Campinas entre os dias 18 e 19 de setembro de 2017, nosso diretor de Eng. de Aplicação, Isaías, ministrou curso sobre Comunicação e Conectividade.

Conheça os treinamentos da HI Tecnologia

O objetivo do curso foi demonstrar e orientar os participantes sobre como realizar a comunicação e a interligação entre um controlador (CLP) e um inversor de frequência.

O controlador utilizado para o curso foi eZAP91X, disponível nos kits de treinamento eZTK91X da HI Tecnologia já utilizados nos laboratórios da Unisal. O inversor de frequência utilizado para o curso foi o CFW500 da WEG também disponíveis no laboratório da Unisal. Além disso, para demonstrar parte dos recursos de comunicação foram desenvolvidas aplicações de supervisão para a IHM do eZAP91X e no sistema supervisório HIscada Pro.

O curso foi dividido em 4 partes:

Na primeira parte do curso foi realizada uma apresentação dos equipamentos aos participantes.

Na segunda parte do curso foram desenvolvidos e demonstrados aos participantes 5 métodos para acionamento de inversores de frequência utilizando um CLP. Dentre os 5 métodos demonstrados, 4 métodos utilizaram as entradas e saídas digitais e analógicas do CLP e do inversor de frequência. Para o quinto método demonstrado, foi utilizada a conexão serial RS485 utilizando o protocolo modbus/RTU para a troca de informações entre o CLP e o Inversor de Frequência.


Na terceira parte do curso foi desenvolvido e demonstrado um exemplo de aplicação para visualizar informações do Inversor de Frequência na IHM do CLP.

Na quarta parte do curso foi demonstrado aos participantes um exemplo de aplicação para visualizar informações do Inversor de Frequência no ambiente de supervisão HIscada Pro.



Deseja treinar sua equipe sobre assunto semelhante ou outro assunto relacionado à automação industrial? 

Solicite um Orçamento para treinamento sobre automação

Compartilhe no Linkedin
Assinar o blog