Pesquisar
Close this search box.

Blog

Telemetria: um forte aliado na Automação

Sumário

chart 840331 640 400x0 1

Telemetria pode ser entendida como um conjunto de ferramentas e tecnologias associadas aos processos de medição, transmissão e disponibilização de informações. No cenário de telemetria em automação existem equipamentos e serviços que atendem a cada um desses 3 processos:

1) Medição:

Os CLP´s e outros tipos de equipamentos podem ser utilizados para realizar interface com diferentes sinais e equipamentos de uma máquina ou processo tais como:

  • Sinais analógicos: temperatura, pressão, nível, vazão, entre outros;
  • Sinais digitais: status de motores, válvulas, máquinas, entre outros;
  • Comunicação digital: informações obtidas através de protocolos de comunicação (inversores de frequência, medidores de energia elétrica, etc ).

A quantidade e os tipos de sinais definirão qual é o modelo de CLP que poderá ser utilizado em seu cenário. Clique no botão abaixo e conheça alguns modelos de CLP da HI Tecnologia.

2) Transmissão:

Existem diversos equipamentos e tecnologias que podem ser utilizados no processo de transmissão das informações. Vejam alguns exemplos:

  • Painéis de coleta e transmissão de dados, utilizando tecnologia wireless, placas solares e baterias;
  • Rádios de comunicação: facilitam, entre outras coisas, a transmissão de informações em locais onde não há uma infraestrutura de comunicação (ex.: sem cabos de comunicação);
  • Conversores seriais/ethernet: facilitam a conexão ethernet a equipamentos que não possuem este meio físico; Modens GPRS: facilitam a conexão com equipamentos instalados em locais onde a solução de telefonia móvel é viável. 

3) Disponibilização:

Os dados coletados e transmitidos podem ser apresentados ao usuário utilizando diferentes recursos. Destacamos 3 deles:

  • IHM: equipamentos contendo um display e um teclado, que permitem a visualização de dados do processo de maneira amigável;
  • Sistema supervisório: software que pode ser instalado em computadores e IHMs, criando uma interface amigável com o processo.
  • Portais de telemetria: aplicações que podem ser acessadas via web, facilitando o acesso a informação de diferentes dispositivos (computadores, celulares, tablets, entre outros).
banner telemetria

Não Perca Nenhuma Novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades da HI Tecnologia.

plugins premium WordPress

Modem Celular

Disponibilidade para Cartão:

Tecnologia da Rede Celular:

Bandas:

Antena: