Acesso remoto a PLCs via web (P2W)

Na era da computação em nuvem, a HI Tecnologia oferece o serviço P2W que viabiliza o acesso a CLPs de qualquer computador acessível na Web.

O Serviço P2W, disponível em www.p2w.webhi.com.br, permite a comunicação entre aplicações clientes/servidoras da HI Tecnologia através da Internet e dependendo da aplicação utilizada, é possível se conectar remotamente tanto um equipamento da HI Tecnologia, como também à equipamentos de outros fabricantes.


Este serviço está disponível para clientes da HI Tecnologia que utilizam os nossos controladores operando por intermédio do pacote ScpServerII ou que se utilizem do pacote HIscadaPro, neste caso podendo utilizar tanto nossos controladores, como equipamentos de outros fabricantes. Para viabilizar esta comunicação é necessário obter o módulo P2W Plug que permite a conexão de clientes (por exemplo SS2M) a um servidor (por exemplo SS2S) por intermédio do gateway P2W, conforme indicado na figura a seguir:

Visão Geral P2W

O diferencial do P2W é a praticidade e segurança, uma vez que ao utilizar este serviço não há necessidade de abrir portas de entrada no firewall da empresa que hospeda os CLPs ou as aplicações. Também não é necessário possuir um IP fixo na Internet. Basta que as duas pontas da comunicação possam fazer uma conexão com o Gateway P2W hospedado na HI Tecnologia.

O P2W é responsável por intermediar a comunicação entre equipamentos e aplicações da HI Tecnologia ambos distribuídos em qualquer ponto da Internet.

Arquitetura P2W

Na figura, dois clientes remotos utilizando o aplicativo P2W Plug (no modo cliente) acessam via WEB o SS2S e consequentemente os equipamentos conectados ao mesmo. O módulo P2W Plug atua como um gateway entre os clientes e o SS2S com Servidor P2W. O servidor P2W opera como uma ponte entre os dois pontos (SS2S e Cliente) permitindo autenticar a conexão e provendo o link de dados entre as duas pontas.

Para utilização deste ambiente, o cliente deve estar previamente cadastrado no serviço P2W. Este cadastro envolve usuário, senha e IP da máquina utilizada na conexão. Quando o cliente tentar uma conexão com o servidor estes dados serão consistidos e em caso de sucesso a conexão será autorizada.
 
Além do processo de autorização do serviço P2W, as pontas da comunicação também admitem uma autenticação fim-a-fim (ou plug-a-plug).Por exemplo, o "P2W Plug servidor" pode definir um conjunto de usuários e senhas que restringem o acesso dos "P2W Plug clientes", os quais deverão fornecer usuário e senha definidos no Plug para validar a autenticação.Isto garante segurança de acesso para nossos clientes, independentemente da autenticação no serviço P2W.

 

Se você tem interesse neste serviço, entre em contato conosco.

Conteúdos associados a este produto:

Manuais Online Software
Assinar o blog