Pesquisar
Close this search box.

Blog

Quais são os equipamentos utilizados para a automação industrial?

Sumário

neon clp 400x0 1

O avanço da tecnologia possibilitou a automação de diversos processos. Nas indústrias, os softwares e máquinas são capazes de realizar atividades repetitivas e monótonas com muito mais rapidez e precisão do que a mão de obra humana, garantindo ainda a segurança dos colaboradores em ambientes que oferecem risco para a saúde ou trazem algum prejuízo para o bem-estar físico do indivíduo.

A automação industrial oferece vantagens como o aumento da produtividade e da eficiência, maior nível de qualidade dos produtos e maior capacidade de análise e controle de dados. Mas você sabe quais são os principais equipamentos utilizados para  automação industrial? Se você ainda não conhece os equipamentos que tornam a automação de processos industriais possível, é só ler esse artigo até o fim para descobrir.

Equipamentos para Automação Industrial

Os equipamentos para automação industrial incluem sensores, CLP’s, IHM’s, rádios, softwares, dentre outros. Confira os principais a seguir:

CLP

neon dc

O Controlador Lógico Programável, mais conhecido como CLP é um dispositivo digital que utiliza memória programável para armazenar instruções e assim automatizar tarefas e processos. É considerado uma espécie de computador que serve para comandar e  monitorar máquinas ou processos industriais, sendo um equipamento de fácil implementação, alta confiabilidade e de manutenção simples.

Conheça toda a linha de CLP’s da HI Tecnologia

IHM

mmi700 a1

IHM MMI700 da HI Tecnologia

IHM, é a sigla para Interface Homem Máquina e é responsável por tornar a comunicação entre pessoas e máquinas mais eficiente. A aplicação em tela descomplica dados, permitindo que o operador controle as máquinas remotamente. No setor industrial, costuma ser utilizada em conjunto com o CLP.

Confira as IHM’s oferecidas pela HI Tecnologia

Rádios

O rádio na automação industrial serve para transmitir dados em situações de longa distância. Sendo muito útil em ambientes de difícil acesso, como no caso dos poços de petróleo terrestre. Colaboram para o aumento da segurança e promovem ganhos operacionais, além de atender requisitos como integridade e disponibilidade. Entre as principais vantagens do uso do rádio na automação industrial estão a alta capacidade de alcance, a implantação rápida, o baixo custo de manutenção, a maior mobilidade, a flexibilidade e a imunidade a ruído.

Leia também: O estudo de caso sobre Elevação Artificial na Petrobras

Sensores

Os sensores na automação industrial servem para medir e controlar processos e informações importantes. Há diversos tipos de sensores industriais para diferentes aplicações, como os sensores de pressão, de temperatura, de vazão, de nível, além do indutivo, magnético, fotoelétrico, capacitivo e o ultrassônico.

Leia também: Conheça 6 benefícios da automação industrial

Softwares

onlinee tela

Captura de tela do software OnlinEE da HI Tecnologia

Os softwares para automação industrial realizam aquisição de dados, supervisão de processos, armazenamento e geração de relatórios. Com o uso de um software, você consegue aumentar a produtividade, implementar um sistema de segurança, contando com um gerenciador de alarmes, por exemplo. Além de controlar, analisar e rastrear a produção com muito mais agilidade e eficiência. 

Leia também: 4 motivos para utilizar um software de supervisão web em sua empresa

Os equipamentos para automação industrial colaboram para a redução de custos, aumento da produção, melhora dos processos operacionais e tornam todo o funcionamento de uma fábrica muito mais eficiente e assertivo. Por isso, sempre adquira equipamentos de qualidade e escolha uma empresa especializada para a prestação de serviços de automação industrial. Dessa forma, você garante que a implantação da automação industrial na sua fábrica seja um sucesso, além de contar com profissionais experientes para realizar o suporte e manutenção dos equipamentos se surgir algum problema.

Se você gostou do post e quer ler mais artigos como esse, é só assinar o blog para receber os nossos conteúdos mensalmente direto no seu e-mail.

Não Perca Nenhuma Novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades da HI Tecnologia.

plugins premium WordPress

Modem Celular

Disponibilidade para Cartão:

Tecnologia da Rede Celular:

Bandas:

Antena: