Pergunta

Não consigo localizar os equipamentos em rede Ethernet.

Resposta

Atualizado em Abril 26, 2017, 1:56 p.m.

Pode ocorrer a situação onde o comando para procurar equipamentos em redes Ethernet não identifica nenhum dispositivo, mesmo que exista um equipamento em rede. Por exemplo, utilizando os aplicativos SPDSW, OPPE e GD da HI Tecnologia.

  • Normalmente este problema está associado à presença de duas ou mais placas de rede no computador. Esta situação é bastante comum em notebooks onde existe uma placa de rede via cabo e outra placa para conexão wireless. Nesta condição, desative a(s) placa(s) de rede que não estiver (em) sendo utilizada(s) pelo aplicativo da HI Tecnologia mantendo apenas uma placa de rede ativa.
  • Existem também alguns softwares de gerência de máquinas virtuais (ex: vmware player, virtual box e microsoft virtual pc) que criam placas de redes virtuais no computador e que podem interceptar os comandos enviados pelo aplicativo para identificar os equipamentos conectados. Neste caso, proceda da mesma forma, desabilitando as placas de rede adicionais. Além disso, pode ser necessária a desabilitação de alguns itens na configuração da interface de rede local. As duas figuras a seguir representam, respectivamente, a desabilitação da interface de rede e dos itens na interface de rede local.

  • Por fim, se estiver utilizando um cabo crossover para conexão direta entre o computador e o equipamento da HI Tecnologia, certifique-se que o computador esteja configurado para operação com IP fixo e que o endereço IP definido para o computador esteja na mesma sub-rede que o equipamento que se deseja localizar. São exemplos de endereços IP de equipamento da HI Tecnologia: 192.168.0.200 (controladores), 192.168.0.230 (ESC71X), etc.. A figura abaixo ilustra o formulário para configuração de um endereço IP estático para o computador.

Veja também:

ID Pergunta
Assinar o blog