Downloads

Pergunta

Como funciona a configuração do controle de fluxo nos equipamentos da HI Tecnologia?

Resposta

Atualizado em Dez. 28, 2016, 10:18 a.m.

A configuração de controle de fluxo é a responsável por definir o comportamento das linhas RTS/CTS do canal serial RS23-C associado. Quando o canal serial possuir estas linhas, através da tela de configuração de comunicação do controlador pode-se programar o equipamento para utilizar estas linhas com a seguinte finalidade:

  • Nenhuma - Neste caso a linha RTS mantém-se ativa continuamente.
  • Radio/Modem - Neste caso a linha RTS é utilizada para controlar a habilitação da portadora de rádios de dados e modens. Sempre que uma transmissão de dados é solicitada para o canal serial, o driver ativa a linha RTS e aguarda com um timeout que o rádio ou Modem indique que a portadora está operacional através da linha CTS.
  • RS485 - Neste caso, o sinal RTS é utilizado para controlar o driver de transmissão RS485. Este driver pode estar incorporado no canal serial do controlador ou pode estar em um conversor 232-C/485 externo. Neste caso, o sinal RTS pode ser conectado ao conversor e controlar o driver de transmissão do mesmo.
  • XON-XOFF - Esta opção, apesar de apresentada na interface do SPDSW, não está disponível nos equipamentos da HI Tecnologia.

No aplicativo SPDSW, na opção de configuração do canal de comunicação COM1 do controlador, a imagem abaixo ilustra o campo da tela com a configuração do controle de fluxo:

Controladores G3

  • P7C com CPU301: Este controlador não possui as linhas de fluxo RST/CTS. A configuração desta tela permite apenas a utilização do driver 485 para configuração da comunicação com RS485 interna. Quando selecionada operação com RS485, deve-se habilitá-la através da chave DIP SWITCH interna ao módulo de CPU.
  • ZAP91X: Este controlador possui as linhas de controle de fluxo RTS e CTS, e portanto a configuração é necessária para a atuação dessas linhas. No caso da configuração como RS485 além da configuração nesta tela é necessário a seleção das chaves da DIP SWITCH localizada na parte traseira do controlador.

Controladores G3S

  • P7C com CPU 302: Este módulo linhas de fluxo e o controle da RS485 não é realizado pelo sinal RTS. Neste caso portanto, a configuração de controle de fluxo não existe e caixa de seleção presente na tela de configuração não é apresentada. Para uso da comunicação via RS485 selecione a chave 1 da DIP SW3 e utilize as linhas de comunicação respectivas disponíveis no conector DB9.
  • NEON: Este módulo linhas de fluxo e o controle da RS485 não é realizado pelo sinal RTS. Neste caso portanto, a configuração de controle de fluxo não existe e caixa de seleção presente na tela de configuração não é apresentada. Para uso da RS485 apenas utilize as linhas de comunicação respectivas disponíveis no conector DB9.
  • ZAP91X: Este controlador possui linhas de controle de fluxo, e portanto a configuração é necessária para a atuação dessas linhas externas. No caso da configuração como RS485 além da configuração nesta tela é necessário a seleção da chaves da DIP localizada na parte traseira do controlador.