Downloads

Pergunta

Como restaurar a comunicação serial do controlador?

Resposta

Atualizado em Julho 23, 2009, 5:13 p.m.

Supondo que os controladores da Família ZAP900, Família ZAP500 ou Família P7C estejam "operacionais", serão apresentadas algumas questões:

1) Os drivers de comunicação podem estar com problema; tente a comunicação pelo outro canal de comunicação de seu controlador (COM1 e COM2), caso exista.

2) O canal de comunicação pode estar configurado de forma diferente do esperado pelo aplicativo SPDSW. Um exemplo dessa ocorrência é: através do próprio SPDSW, poderia ser alterado o baud rate do canal de comunicação, bem como o respectivo protocolo de comunicação, etc. Para verificarmos, então, a configuração dos dois canais de comunicação do controlador, é necessário ativar o modo Loader.

3) O modo de operação Loader corresponde a um modo que permite a atualização do firmware do controlador, bem como para restaurar momentaneamente a configuração da comunicação dos canais de comunicação para o padrão default de fábrica. Neste caso, são necessários alguns esclarecimentos: no caso da família ZAP900, energize o controlador com o botão Loader (localizado na lateral direita do controlador, olhando-o de frente) pressionado. O controlador no modo Loader apresenta o led de operação piscando 3 vezes e, quando possuir IHM, esta não será inicializada.

Caso o controlador em questão não faça parte da família do ZAP900, consulte a seguinte Nota de Aplicação:

4) Conecte o cabo de comunicação na COM1 do controlador, pois apenas esta porta está operacional no modo Loader. Nesta condição, se o hardware estiver operacional, deveria ser possível conseguir estabelecer a comunicação com o controlador. A barra de status inferior do SPDSW deve indicar modo Loader.

Sob esta condição, verifique a configuração dos dois canais de comunicação COM1 e COM2 do controlador. Para tal, selecione a opção Ferramentas|Comunicação|Configurar|Controlador|Setup de Comunicação. Os canais de comunicação devem estar configurados da seguinte forma: 9600 bauds, 8 bits, sem paridade, 1 stop bit, protocolo SCP-HI em modo escravo, bem como o endereço do controlador.

Para obter melhor detalhamento, consulte a Nota de Aplicação: