Pesquisar
Close this search box.

Blog

Conheça 6 benefícios da automação industrial

Sumário

automacao industrial 400x0 1

Você deseja maximizar os resultados da sua fábrica? Quer aumentar o índice de produtividade e ganhar agilidade nos seus processos? É possível alcançar  tudo isso com a implantação de sistemas de automação industrial. Independentemente do porte ou segmento da sua empresa, investir na automatização dos processos de produção proporciona diversas vantagens, acelerando o crescimento do seu negócio. Confira a seguir alguns dos principais benefícios oferecidos pela automação industrial:

Aumento de produtividade

A automação industrial permite alcançar ciclos de produção mais eficientes, precisos e  velozes, além de possibilitar a ampliação do padrão de repetibilidade. A realização de tarefas manuais e repetitivas com rapidez, menos erros e menor desperdício de matéria-prima, garante um volume maior de produção. Desde que passem pelas manutenções necessárias e recebam os cuidados corretos, o maquinário industrial pode operar 24 horas por dia durante toda a semana sem interrupções e mantendo a mesma performance. Ou seja, a automação dos processos, aumenta a produtividade, mantém a qualidade e ainda reduz os custos.

Redução dos custos

Falando em redução de custos, com a adoção da automação industrial, há uma diminuição dos gastos por causa de vários fatores. O ganho na escala de produção permite atender a uma demanda maior utilizando menos recursos, o que  ajuda a diluir os gastos e aumentar o faturamento. Além disso, há uma queda do custo operacional, devido à redução de desperdício de material e a substituição da mão de obra humana, já que os processos repetitivos e manuais são substituídos por máquinas.

A diminuição de erros gera menos descartes e perdas de produtos, o que reduz os custos unitários de produção. É preciso destacar que o maquinário possui uma manutenção periódica de baixo custo relativo, tornando o investimento nesse tipo de tecnologia algo lucrativo. E por fim, a automação dos processos fabris, também colabora com a economia de energia elétrica, já que muitos sistemas desligam quando não estão em uso ou consomem energia de forma aprimorada durante o período de funcionamento. 

Qualidade e padronização de produtos

A automatização dos processos promove a maior qualidade do produto final devido ao alto grau de repetibilidade. As máquinas são capazes de repetir os processos com precisão, garantindo a padronização dos produtos e minimizando riscos de falhas no processo de produção. Além disso, a automação também pode ser aplicada nas etapas de testes e verificação, promovendo maior controle de qualidade e assegurando a adequação às normas.

Vantagem competitiva

O ganho de vantagem competitiva é um dos maiores benefícios que a automação industrial pode oferecer. O aumento da produtividade e a redução de custos colaboram para que a empresa possa se destacar da concorrência, ofertando produtos de alta qualidade com preços mais atrativos. Isso é possível, porque a automação permite aumentar a quantidade de itens fabricados sem comprometer a qualidade do produto que será entregue ao cliente. 

Segurança

O trabalho realizado em fábricas expõe os colaboradores a diversos riscos como altas temperaturas e elementos químicos, que podem resultar em acidentes ou no desenvolvimento de problemas de saúde. Dessa maneira, a utilização de máquinas na realização das atividades mais perigosas contribui para o aumento da segurança no chão de fábrica. 

As máquinas industriais são projetadas para atuar nesses tipos de ambientes e muitas vezes consegue até eliminar a necessidade de qualquer tipo de contato humano, sendo ideal para a execução de trabalhos mais arriscados. 

No Brasil, a NR-12, estabelece requisitos que devem ser cumpridos pelas empresas para garantir a segurança dos colaboradores durante o uso de máquinas e equipamentos e as máquinas modernas já estão de acordo com todas as normas de segurança necessárias.

Monitoramento remoto

O monitoramento remoto torna mais fácil acompanhar os processos de produção, hoje já é possível verificar a velocidade de produção e checar a temperatura de cada máquina, por exemplo. O monitoramento remoto ainda colabora com a diminuição dos riscos de acidentes devido aos avisos emitidos por  sensores e outros tipos de alertas, além de ajudar a evitar possíveis falhas na linha de produção. Os sistemas de operação remota e sistemas de controle estão cada vez mais integrados, o que possibilita que o operador realize o monitoramento e até o controle dos processos à distância.

Como podemos ver, a automação industrial oferece muitos benefícios, sendo capaz de aumentar a produtividade, a vantagem competitiva e a lucratividade da sua empresa. Não perca mais tempo e invista na tecnologia que vai transformar a sua fábrica.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir nossos outros artigos sobre assuntos relacionados à automação industrial.

4 vantagens de adquirir um CLP para a sua fábrica

Confira as novas funcionalidades do OnlinEE

A aceleração da transformação digital na indústria devido ao Covid-19

4 motivos para utilizar um software de supervisão web em sua empresa

Não Perca Nenhuma Novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades da HI Tecnologia.

plugins premium WordPress

Modem Celular

Disponibilidade para Cartão:

Tecnologia da Rede Celular:

Bandas:

Antena: