Conheça 6 benefícios da automação industrial

(0 comentário)

Você deseja maximizar os resultados da sua fábrica? Quer aumentar o índice de produtividade e ganhar agilidade nos seus processos? É possível alcançar  tudo isso com a implantação de sistemas de automação industrial. Independentemente do porte ou segmento da sua empresa, investir na automatização dos processos de produção proporciona diversas vantagens, acelerando o crescimento do seu negócio. Confira a seguir alguns dos principais benefícios oferecidos pela automação industrial:

Aumento de produtividade

A automação industrial permite alcançar ciclos de produção mais eficientes, precisos e  velozes, além de possibilitar a ampliação do padrão de repetibilidade. A realização de tarefas manuais e repetitivas com rapidez, menos erros e menor desperdício de matéria-prima, garante um volume maior de produção. Desde que passem pelas manutenções necessárias e recebam os cuidados corretos, o maquinário industrial pode operar 24 horas por dia durante toda a semana sem interrupções e mantendo a mesma performance. Ou seja, a automação dos processos, aumenta a produtividade, mantém a qualidade e ainda reduz os custos.

Redução dos custos

Falando em redução de custos, com a adoção da automação industrial, há uma diminuição dos gastos por causa de vários fatores. O ganho na escala de produção permite atender a uma demanda maior utilizando menos recursos, o que  ajuda a diluir os gastos e aumentar o faturamento. Além disso, há uma queda do custo operacional, devido à redução de desperdício de material e a substituição da mão de obra humana, já que os processos repetitivos e manuais são substituídos por máquinas.

A diminuição de erros gera menos descartes e perdas de produtos, o que reduz os custos unitários de produção. É preciso destacar que o maquinário possui uma manutenção periódica de baixo custo relativo, tornando o investimento nesse tipo de tecnologia algo lucrativo. E por fim, a automação dos processos fabris, também colabora com a economia de energia elétrica, já que muitos sistemas desligam quando não estão em uso ou consomem energia de forma aprimorada durante o período de funcionamento. 

Qualidade e padronização de produtos

A automatização dos processos promove a maior qualidade do produto final devido ao alto grau de repetibilidade. As máquinas são capazes de repetir os processos com precisão, garantindo a padronização dos produtos e minimizando riscos de falhas no processo de produção. Além disso, a automação também pode ser aplicada nas etapas de testes e verificação, promovendo maior controle de qualidade e assegurando a adequação às normas.

Vantagem competitiva

O ganho de vantagem competitiva é um dos maiores benefícios que a automação industrial pode oferecer. O aumento da produtividade e a redução de custos colaboram para que a empresa possa se destacar da concorrência, ofertando produtos de alta qualidade com preços mais atrativos. Isso é possível, porque a automação permite aumentar a quantidade de itens fabricados sem comprometer a qualidade do produto que será entregue ao cliente. 

Segurança

O trabalho realizado em fábricas expõe os colaboradores a diversos riscos como altas temperaturas e elementos químicos, que podem resultar em acidentes ou no desenvolvimento de problemas de saúde. Dessa maneira, a utilização de máquinas na realização das atividades mais perigosas contribui para o aumento da segurança no chão de fábrica. 

As máquinas industriais são projetadas para atuar nesses tipos de ambientes e muitas vezes consegue até eliminar a necessidade de qualquer tipo de contato humano, sendo ideal para a execução de trabalhos mais arriscados. 

No Brasil, a NR-12, estabelece requisitos que devem ser cumpridos pelas empresas para garantir a segurança dos colaboradores durante o uso de máquinas e equipamentos e as máquinas modernas já estão de acordo com todas as normas de segurança necessárias.

Monitoramento remoto

O monitoramento remoto torna mais fácil acompanhar os processos de produção, hoje já é possível verificar a velocidade de produção e checar a temperatura de cada máquina, por exemplo. O monitoramento remoto ainda colabora com a diminuição dos riscos de acidentes devido aos avisos emitidos por  sensores e outros tipos de alertas, além de ajudar a evitar possíveis falhas na linha de produção. Os sistemas de operação remota e sistemas de controle estão cada vez mais integrados, o que possibilita que o operador realize o monitoramento e até o controle dos processos à distância.

Como podemos ver, a automação industrial oferece muitos benefícios, sendo capaz de aumentar a produtividade, a vantagem competitiva e a lucratividade da sua empresa. Não perca mais tempo e invista na tecnologia que vai transformar a sua fábrica.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir nossos outros artigos sobre assuntos relacionados à automação industrial.

4 vantagens de adquirir um CLP para a sua fábrica

Confira as novas funcionalidades do OnlinEE

A aceleração da transformação digital na indústria devido ao Covid-19

4 motivos para utilizar um software de supervisão web em sua empresa

Compartilhe no Linkedin

Categorias

Tags

Arquivo

2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011