Pesquisar
Close this search box.

Blog

Sumário

SaaS Marketing Banner. Laptop, tablet and phone, cloud storage with icons. Vector Flat Illustration

O que é SaaS?

SaaS é a sigla em inglês para Software as a Service, que na tradução para o português significa software como um serviço. É um modelo de uso de software que se baseia na nuvem, exigindo apenas que o usuário possua conexão com a internet. Atualmente, temos diversos exemplos de SaaS como a plataforma de streaming de vídeos, Netflix e o serviço de armazenamento na nuvem, Dropbox.

Como funciona?

No SaaS a empresa não adquire o software, mas sim paga um valor pelo período de tempo contratado desse serviço. O usuário consegue acessar os dados de forma remota através da internet e não precisa se preocupar com servidores e infraestrutura, já que são as empresas provedoras que ficam responsáveis por garantir a segurança de dados, manter a conectividade e realizar a manutenção dos servidores. 

A cobrança pelo serviço é recorrente e pode ser realizada mensalmente, trimestralmente, quinzenalmente ou anualmente. 

Para ser considerado Saas, o software deve ser focado em serviço e o acesso precisa ser feito através de um navegador web ou por meio de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis. 

Quais as vantagens de usar um SaaS?

Existem diversas vantagens em utilizar um software como um serviço. Confira alguns dos principais benefícios a seguir:

Redução de custos

O SaaS oferece todas as funções de um software tradicional, mas a vantagem é que você não precisa gastar com infraestrutura, manutenção ou licença. O processo é muito simples, você acessa o site do software por meio de um login e já consegue usar o serviço. Não é necessário se preocupar com mais nada, nem gastar com computadores, nem gastar tempo para desenhar a solução que você precisa. Ou seja, além da redução de custos, você ainda ganha tempo para focar em outras prioridades da sua empresa.

Segurança

Apesar do que muitos acreditam, armazenar dados na nuvem é uma ação muito segura. As empresas provedoras trabalham continuamente para oferecer cada vez mais segurança e proteção ao dados de seus clientes. Além da alta segurança, uma outra vantagem de manter os dados na nuvem é que você não perde os seus arquivos e pode acessá-los por meio de outros dispositivos, caso você perca o seu ou ele pare de funcionar.

Alta acessibilidade

Para utilizar o Saas, você precisa apenas de uma conexão com a internet. Isso quer dizer, que você pode acessar o serviço de qualquer dispositivo ou computador, na hora em que quiser, de onde estiver. Basta realizar o login no site ou acessar o aplicativo e pronto, você já pode utilizar a solução. O grande benefício dessa facilidade de acesso é que você pode monitorar o que acontece na sua empresa em qualquer momento, como durante uma viagem, por exemplo.

Conheça a nova interface do Portal de Telemetria

Integração simplificada

O Saas ainda oferece a possibilidade de integração com outros sistemas por meio de APIs (Interfaces de Programação de Aplicativo). Os softwares já são desenvolvidos com essa característica, e isso permite que o cliente gerencie continuamente todos os seus requisitos de acordo com a demanda.

Atualizações de forma automática

As atualizações em um software comum, custam mais caro e gastam mais tempo, já que para cada nova versão do produto, o próprio cliente precisa instalar as atualizações, além de pagar novas taxas. Com o SaaS, não é necessário realizar downloads ou instalar o aplicativo, as atualizações são realizadas automaticamente pelos provedores, pois o software está hospedado online.

Customização de acordo com as necessidades

O Saas permite que você adquira apenas as funcionalidades que são úteis para o momento atual da sua empresa. O mais interessante é que você pode realizar um upgrade de funções conforme for surgindo uma necessidade. Você pode adquirir um pacote adicional que atenda a uma demanda específica, customizando o produto de acordo com a realidade do seu negócio. Isso significa que você pode optar por serviços que te ofereçam o melhor custo benefício, respeitando o seu orçamento. Além disso, os upgrades podem ser feitos com muito mais rapidez e praticidade do que no software tradicional. 

Confira as novas funcionalidades do OnlinEE

Resolução de problemas com mais rapidez e eficiência

Ao utilizar o SaaS, todos os problemas técnicos que você enfrentar durante a execução do software, podem ser resolvidos através de assistência remota, eliminando a necessidade de esperar para que um técnico venha até a sua empresa.

O SaaS é um investimento seguro que trará diversos benefícios para a sua empresa. Não fique para trás, realize a transformação digital que o seu negócio precisa para sobreviver.

Gostou do conteúdo? Assine o blog e receba os posts do blog mensalmente no seu e-mail. 

Não Perca Nenhuma Novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades da HI Tecnologia.

plugins premium WordPress

Modem Celular

Disponibilidade para Cartão:

Tecnologia da Rede Celular:

Bandas:

Antena: