Pesquisar
Close this search box.

Blog

Quais são os tipos de sensores industriais?

Sumário

sensores industriais 400x0 1

Os sensores para automação industrial são dispositivos responsáveis por detectar as movimentações em máquinas utilizadas no ambiente fabril. Capazes de captar tudo o que acontece na linha de produção sem a necessidade do contato físico de um operador, servem principalmente para a verificação e contagem de material, assim como para controlar a direção, velocidade, nível, temperatura, posição, ph, dentre outros aspectos, garantindo maior segurança aos funcionários e aumentando a eficiência do processo produtivo. Se os sensores forem elétricos, também é possível analisar a tensão ou corrente.

Tipos de Sensores

Utilizados nos mais diversos ambientes e condições, os sensores para automação industrial existem em diversos tipos, podendo ser de pressão, de temperatura, de nível, de vazão, indutivo, capacitivo, fotoelétrico, magnético e ultrassônico. Saiba mais sobre cada tipo a seguir: 

Sensores de Pressão

sensor pressao

Sensor de Pressão

Os sensores de pressão medem a pressão de um fluído e são utilizados em ambientes de fabricação de produtos robustos. Possui modelos com alta resolução, amplificador separado e display. Assim como modelos tubulares com invólucros compactos e diversos tipos de saída e faixas de pressão. Há ainda modelos para gases, ar comprimido e líquidos, incluindo os corrosivos. Além dos modelos para pressão diferencial, com bargraph, display duplo e anti-corrosivo.

Sensores de Temperatura

tht860 persp01 1

Sensor de temperatura e umidade THT860 da HI Tecnologia

Os sensores de temperatura servem para identificar o nível de aquecimento de um equipamento e realizar a medição do calor que envolve o processo industrial.

Conheça o sensor de temperatura e umidade (THT860) da HI Tecnologia

Sensores de Nível

sensor nivel

Sensor de Nível

A função do sensor de nível é controlar líquidos ou sólidos granulados mantidos em reservatórios, silos e tanques, que podem ser abertos ou pressurizados.

Sensores de Vazão

sensor vazao

Sensor de Vazão

Os sensores de vazão são responsáveis por determinar a quantidade de gases, líquidos e sólidos que passam por um local em um determinado intervalo de tempo.

Sensores Indutivos

sensor indutivo

Sensor Indutivo

Os sensores indutivos são úteis na detecção de componentes metálicos, desde o ferro, o alumínio, o aço e o aço inox até o latão. Os modelos mais modernos contam com iluminação traseira, garantindo mais visibilidade na comutação e facilitando a identificação de problemas. 

Sensores Capacitivos

Os sensores capacitivos podem ser utilizados para a detecção do nível de líquidos e sólidos, mas principalmente para a detecção de materiais não metálicos como resinas, plásticos e madeiras, já que são excelentes para detectar qualquer tipo de massa.

Sensores Fotoelétricos

sensor fotoeletrico

Sensor Fotoelétrico

Os sensores fotoelétricos servem para detectar sem contato físico partes e peças de máquinas automáticas, além dos produtos confeccionados na linha de produção. Podem ser usados em diversas máquinas industriais, como as de controle de produção e oferecem informações relevantes como contraste, luminescência, retro reflexivo, cor, distância e a área que está sendo monitorada.

Sensores Ultrassônicos

Os sensores ultrassônicos são microprocessados e podem contar com saída digital simples ou dupla, além de saída analógica em tensão ou corrente. Oferecem  transmissor de sinal ultrassônico para a detecção de objetos e formas. Alguns modelos específicos conseguem realizar a detecção de folha dupla.

Sensores Magnéticos

sensor hall

Sensor de efeito hall para detecção de campo magnético HPS850 da HI Tecnologia

Os sensores magnéticos conseguem detectar o campo magnético gerado por um ímã que pode ser um acionador magnético. Servem para o monitoramento de cilindros pneumáticos ou de válvulas lineares. 

Confira o sensor de efeito hall (HPS850) da HI Tecnologia

Sensores Laser

Os sensores laser são modelos não tubulares que possuem alta resolução e servem para diversas aplicações. Comparados aos sensores fotoelétricos, são muito mais sensíveis e precisos. 

Sensores de Fibras Ópticas

sensor fibra optica

Sensor de Fibra Óptica

Os sensores de fibras ópticas podem ser utilizados para checar o padrão de produção e detectar qualquer tipo de substância, material, contraste, cor, distância, marca, transparência, entre outros. Possuem sistema de detecção de fibra por barreira ou fotosensora e lentes opcionais para diversas aplicações. Além dos modelos de fibras, há ainda os microprocessados. 

Sensores Transdutores Lineares

sensor transdutor


Sensor Transdutor Linear

É ideal para ser usado em ambientes que oferecem riscos ao operador, como locais com agentes contaminantes, por exemplo, devido ao fato de que possuem alta resistência mecânica a vibrações e a choques. Também detectam a posição sem contato, evitando o desgaste das peças e aumentando a vida útil do dispositivo.

Sensores de Imagem

Os sensores de imagem são compactos e contém lente, sensor de imagens, LEDs, display LCD e processador em um único invólucro.

Os sensores para automação industrial tornam os processos fabris mais eficientes e seguros, promovendo o aumento da produtividade. Uma fábrica que consegue produzir mais, consequentemente pode ofertar um maior volume de produtos e sair na frente da concorrência. 

Se você estiver buscando sensores industriais para utilizar na sua fábrica e ainda estiver com dúvidas, é só falar com a gente. Nossos consultores estão prontos para te ajudar a escolher a opção ideal. Continue acompanhando os conteúdos sobre automação industrial publicados aqui no blog para não perder nenhuma novidade. Até o próximo post!

Não Perca Nenhuma Novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades da HI Tecnologia.

plugins premium WordPress

Modem Celular

Disponibilidade para Cartão:

Tecnologia da Rede Celular:

Bandas:

Antena: